Fazendo arte

No comments
Ontem tive a brilhante ideia de fazer uma segunda graduação em Artes Visuais. O brilhante é ironia pura: não trabalho com isso, não acho que vou começar a trabalhar na área, não tenho tempo pra fazer uma segunda graduação (dado que tenho um trabalho que ocupa minhas tardes, o período do curso que gostaria de fazer) (quem inventa um curso de graduação só no período da tarde?) e não tenho dinheiro pra pagar por um curso longo por simples hobby. Ainda assim, a ideia me deixou animada: sou uma negação pra ser autodidata, e um professor que soubesse me direcionar o que ler e o que fazer pra aprender História da Arte e Filosofia da Estética pareceu muito próximo de preencher minhas necessidades intelectuais da melhor forma possível.
Quando me inscrevi no primeiro e único vestibular sério que prestei, ainda não tinha a opção de estudar Artes Visuais na Única Universidade Pública Perto da Roça. Mesmo se o curso existisse na época, duvido que fosse uma opção que eu tivesse considerado: tudo é muito limitado quando você cresce numa cidade do interior, e suas opções de curso e de carreira acabam se resumindo aos sonhos e projeções dos seus pais e professores (que admiram funcionários públicos e profissionais liberais das Engenharias, Direito e Saúde). Fazer qualquer curso de ciência pura (Matemática, Química, Geografia)? Coisa pra quem não tem notas boas o bastante, ou quer fumar maconha o dia inteiro. Arte? Design? Ciência? Isso nem existe enquanto profissão, pelo menos não no Interior do Paraná. Assim, conciliei meus desejos e os imperativos do mundo real da melhor forma que pude, e não posso dizer que eu sou infeliz no que eu escolhi fazer - mas tem essa parte que continua insatisfeita no meio dos livros e dos meandros da profissão. Não acho que eu necessariamente precise de um Diploma Formal de Ensino Superior pra ser feliz com isso, mas onde mais eu posso aprender de forma confiável sobre Arte sem ter que pagar um rim?

Alguém ja fez um curso no Youtube sobre isso? 
Me mande referências, internet, obrigada de nada

No comments