2021 em fotos

8 comments

 Era uma vez, num reino muito, muito distante, uma mocinha que gostava muito de tirar fotos. 

Se você já acompanhou a outra encarnação desse blog, deve se lembrar de uma época em que posts com fotografias eram abundantes. Fotografar coisas era um hobby no qual eu tinha certa confiança e disposição, até que de repente... deixou de ser. Na minha cabeça, atribuo isso um pouco ao instagram, seu layout quadrado com o qual nunca me acostumei, e o conceito de feed aesthetics, que parece minar a criatividade ao te forçar a fazer um trabalho que combine visualmente com o anterior... ou pode ser que eu só seja incompetente e burra mesmo (pensamentos cortesia da minha baixa autoestima).

Depois de instalar de novo o Lightroom, dei uma olhada na pasta de fotos desse ano e resolvi fazer um post com minhas imagens favoritas. Quase tudo fotografado fora de casa, em lugares com um charme apelativo, porque mesmo depois de uma reforma que me deu toneladas de luz natural dentro de casa, parece que a habilidade de compor cenários interessantes me deixou, pelo menos por enquanto. Ou o mais provável, a falta de prática enferrujou as engrenagens criativas... Os desafios de tirar foto todos os dias pro Flickr foram o auge da minha habilidade fotográfica, eu me inspirava muito vendo o que os outros estavam produzindo e me sentia muito livre pra inventar qualquer coisas (sem a pressão de agradar uma audiência potencial).
Sem mais delongas, amigos, as coisas mais bonitas que minha câmera viu em 2021:





8 comments

  1. Eu acho que o instagram em si perdeu muito a graça que tinha. Passei um tempo afastada reconsiderando tudo - meus processos criativos, manter o blog, permanecer com um perfil por lá e tudo o mais - justamente porque me sentia pressionada e minada pelo apelo de ter um público, conteúdo assim ou assado pra engajar... nossa...Acho que agora encontrei um equilíbrio! Eu amei as suas fotos! Com certeza a sua dificuldade em compor cenário é pura falta de costume haha tbm fico enferrujada quando volto das minhas pausas. Seu olhar fotográfico é muito bom!!! Amei

    ReplyDelete
    Replies
    1. ó, mulher, passe o segredo desse equilibrio!!! Eu ainda me sinto meio apartada de tudo, e sei que minha saúde mental agradece horrores, mas o preço que se paga é a falta de contato com gente potencialmente interessante. Obrigada pelo elogio ♡♡ queria muito retomar o hábito das fotos, mas acho que ter uma comunidade envolvida era o principal motor que me fazia insistir. Quem sabe eu consiga encontrar alguém agora? hehe
      :**

      Delete
  2. Olá Emi,

    Clicando aqui e ali me deparei com o seu blog e acabei lendo todas as suas postagens. Foi prazeroso conhecer um pouco do seu universo e também suas inquietações a respeito das redes, pois elas me causam a mesma sensação.

    Fiquei um longo período longe dos blogs e em 2020 a pandemia me trouxe uma nostalgia de tempos remotos que me impulsionaram a voltar a escrever em um diário virtual. Encontrei prazer nessa atividade e tem me feito um bem danado estar por aqui.

    Volta e meia encontro blogs muito interessantes e isso é ótimo! Pois também cheguei a acreditar que os blogs haviam deixado de existir como era no começo dos anos 2000.

    Não somos de um mesma geração, nasci nos anos 80 e quando os blogs surgiram eu estava saindo da adolescência. Os blogs sempre foram ótimos companheiros por muito tempo, mas aí veio o marketing e acabou com a inocência da blogosfera... aí tudo virou um grande comércio a céu aberto.

    Mas enfim, voltando ao assunto do post, seu olhar para a fotografia é muito bom e pode crer que as suas engrenagens criativas não estão nada enferrujadas. Gostei muito das imagens que selecionou para ilustrar um pouco do ano de 2021.

    Voltarei mais vezes para acompanhar sua escrita.

    Um abraço!

    ReplyDelete
    Replies
    1. oi oi, Eliana! bem vinda a esse barraquinho virtual! ^^
      fico muito contente cada vez que encontro mais uma sobrevivente nesse mundo blogueiro, porque essa transformação de diario descompromissado pra ferramenta de fazer dinheiro parece ter matado a chama do negócio. deu muito certo pra algumas pessoas, mas parece que a criatividade foi com Deus... e aí passou a ser cada vez mais um negócio de nicho essa comunidade de pessoas escrevendo por que gostam. Vou conhecer seu blog! Obrigada pelo seu comentario ♡

      Delete
  3. Nossa, saudades Flickr, saudades de ter tempo e motivação para não só fotografar, mas experimentar UM MONTE, sem a pressão de agradar uma "audiência". Seu post me deixou nostálgica, viu? E concordo com a Dai e com a Eliane, suas fotos são lindas e seu olhar é sensível.

    Não Me Mande Flores

    ReplyDelete
  4. oi, Camila! meu deus, SDDS FLICKR. realmente, era uma coisa muito mais experimental, na época em que a ideia de "feed feio" nao existia. obrigada pelo seu comentário *-* todas essas palavras realmente me deixaram mais motivada a tentar fotografar como antes. ♡♡ bj bj!

    ReplyDelete
  5. Ler esse post e admirar suas belas fotografias foi como uma viagem no tempo! Que saudade de ir em blogs e encontrar postagens com fotos aleatórios, que foram apenas tiradas com o propósito de registrar o momento ou de apenas fotografar. Sinto tanta falta dessa época e também de usar o flickr.
    Pura nostalgia! Amei o post e as suas fotos, Emi. ♥

    ReplyDelete
  6. Não é só você que se sente limitada e com falta de inspiração haha, sou fotógrafa e me encontro no mesmo barco. Que esse ano seja ótimo e abençoado para nós. Adorei essa foto no espelho do carro!

    ReplyDelete