#9: Pornô de livraria

5 comments
Não sei dizer quando foi que eu comecei a aceitar o fato de que era uma colecionadora de livros, mas levou bastante tempo desde a compra da primeira edição frescurenta até o fatídico dia em que tive que encarar a dura realidade: eu tinha um fetiche. Por livros bonitos.
Falar em colecionar livros parece uma heresia: já cansei de ver gente por aí bradando que livros devem ser vividos, grifados, anotados, passados adiante, manuseados até virar pó. Ah tá. Desde criancinha eu sempre fui ensinada a tomar o máximo de cuidado com as minhas coisas e isso obviamente se estendeu aos livrinhos, que sobreviveram aos últimos vinte anos em condições quase novas, e claramente foi passado aos livrões. Isso nunca foi um problema, desde que as pessoas que chegassem perto dos meus livros tomassem o cuidado de não fazer orelhas nem dobrar a capa no meio na hora de ler, e se possível, não forçassem a espinha abrindo o livro num ângulo maior do que 65 graus.
 Até aí tudo bem. Eu nem comprava livros, porque aqui a Roça não é bem servida em livrarias, e como adolescente eu nem tinha dinheiro pra isso - só esperava a feira do livro da escola pra poder torrar o dinheiro que ganhava de aniversário. Mas o tempo passou, a internet entrou nas nossas vidas e de repente eu descobri o mundo maravilhoso do bookstagram e me apaixonei perdidamente pelos livros que via nas fotos, tão diferentes das edições padrão que sempre peguei na biblioteca.
Eu precisava daquilo pra ser feliz. Era o meu sonho de infância de viver numa biblioteca maravilhosa, rica e elegante, quase um sonho de princesa. Foi assim que, sem perceber, me tornei a louca dos livros bonitos.
Desde 2013, eu tenho comprado e construído lentamente uma bibiliotequinha modesta, porém respeitável, com os livros mais legais que já li - e obviamente, mais bonitos também, já que meu coração tem uma queda enorme por encadernações com letras douradas e qualquer outra firula, e também porque em tempos de e-reader, me sinto no direito de ser um pouquinho mais fútil e dedicar mais dinheiro e espaço físico a algo que também alegre meus olhos e fique bonito nas fotos. Sou uma fashion victim de livros, gente. Pra manter as coisas num nível saudável, me comprometo a comprar só uma edição por volume e a ler aquilo que eu comprar, já que afinal de contas, são livros. Os bichinhos são tão lindos e eu sou uma dona tão coruja que decidi fazer um vídeo exibindo meus livros mais eye candy da estante:
Algumas informações que eu não coloquei no vídeo mas gostaria de falar assim mesmo:

O que eu chamo de 'guarda' aí no vídeo chama folha de guarda, eu acho. Em inglês, o nome é endpaper, e até então eu não chamava de nada, risos. Os livros em que ressaltei a folha de guarda são aqueles que tem ilustrações ou estampas bonitas (acho que são só esses da Barnes & Noble - aliás, a coleção chama Barnes & Noble Leatherbound, mas os livros são óbviamente de ~couro~ sintético).
Uma coisa que acho que faz a diferença são cortes coloridos/com efeitos especiais. Não escrevi ali no box de informações porque senão iria ficar muita coisa - além do quê, era visível, mas dois livros tem cortes dourados (Alice e The Secret Garden) e cinco são coloridos (os três da Jane Austen e as duas coletâneas da Stephanie Perkins). Os livros das irmãs Brontë também tem cortes diferentes: as páginas são desniveladas - o nome disso em inglês é deckled edge - e aparentemente o objetivo é copiar o aspecto dos livros antigos, que vinham com as páginas fechadas e o próprio dono tinha que abrir com faca. Eu acho isso muito incômodo, mas tá valendo né;
Essa edição de Jane Eyre tem um erro na capa sob a jacket: o nome da autora foi impresso como Emily Brontë. É um erro em todas as edições (francamente, Penguin). Aliás, a Penguin faz livros lindos, mas que podem ser facilmente danificados de bobeira: as jackets de Great Gatsby e dos livros das irmãs Brontë, assim como as capas, são revestidas de papel: não é aquele papel plastificado que a gente costuma ver nas capas dos livros, é PAPEL mesmo. Se cair líquido ou você deixar acumular muito pó, adeus, nunca mais vai limpar. O mesmo vale pra Middlemarch: livros encadernados em tecido são maravilhosos, mas a agonia daquilo sujar e você estragar o livro pra sempre é real;

Essa cópia de Middlemarch foi trocada pela Amazon porque a que eles me enviaram inicialmente veio com a impressão do padrão da capa toda falhada e eu pedi uma troca. SOU FRESCA SIM, EU TO PAGANDO;
Essa edição de Great Gatsby é o livro mais caro que eu já comprei (custou 85 reais) e não tem NADA além de um prefácio especial e essa jacket bonitinha. Ser colecionadora é uma maldição terrível;
Compro a maior parte dos meus livros na Amazon e no Book Depository, onde eles costumam ser mais baratos, ma levam uns 40 dias pra chegar - mas já comprei no Submarino e na Americanas, na Cultura e até na Amazon Espanha;
A edição que veio da Amazon Espanha (na mala de uma amiga, risos) é Wuthering Heights, que eu comprei pela primeira vez pelo Better World Books, esperei pacientemente por um mês, dois, três, e... nada. Quando entrei em contato com eles pra comunicar o extravio, eles me disseram que só podiam me dar um reembolso caso eu tivesse comunicado em até um mês. NADA INTERNACIONAL CHEGA NO BRASIL EM UM MÊS. Nunca mais comprei nada lá e passei mais ou menos um ano chorando a perda dessa edição, que era uma edição limitada da Penguin. Também não tem nada de especial, mas eu amo muito essa jacket. Repito, ser colecionadora é uma maldição terrível;
Entre a filmagem desse vídeo e esse post eu comprei mais um livro: a edição da Cosac de Contos da Mamãe Gansa, do Perrault. É outro livro encadernado em PAPEL e cada conto é impresso num tipo de papel diferente, com cores e diagramação especiais. Coisa mais linda de se ver.

E esse foi um post completamente inútil falando de minúcias de livros, mas espero descobrir que não estou sozinha nesse fetiche por papel ostentação. Beijos e até amanhã!!

5 comments

  1. posso ou não ter assistido o vídeo suspirando várias vezes.
    você definitivamente não está sozinha nesse vício. odeio quando PRECISO (ou minha mente acha que eu preciso) de uma edição especifica e ai acabo tendo que gastar um dinheiro enoooorme nela. mas são tão lindos <3
    queria muito essas edições da penguin de anne of green gables e little women, mas me falaram que não é o texto integral. ai também sou chata com isso.
    como você disse, ser colecionadora é uma maldição terrível.
    e eu desisti de comprar no book depository. sempre demora uns 4 meses pra chegar. que triste isso do world of books :( os meus demoraram decadas, mas chegaram.

    ReplyDelete
  2. MELDELS QUANTA PRECIOSIDADE ♥
    Eu amo livros, mas nunca tive pretensão de ter livros bonitões assim porque nem teria onde guardá-los direito e total iria fazer um altarzinho pra eles, ficariam separados dos outros, com o maior cuidado. Se já faço isso com algumas edições da Cosac que tenho e outras, bonitonas, da Companhia (Thomas Mann e Milan Kundera de luxo ♥), IMAGINA com esses. Senhor, eu iria surtar na preservação e conservação.

    Mas isso é lindo demais, estou enamorada.

    ;*

    ReplyDelete
  3. miga, me abraça. eu resolvi renovar minha biblioteca e decidi que agora só teremos livros lindos nela, ou livros que me marcaram (mesmo que nesse caso, não tenham uma edição maravilhosa, com capa dura e letras brilhantes, rs). isso já me fez gastar alguns muitos golpinhos, começando com a edição maravideusa de HP que comprei. chorey real com sua coleção, tudo lindo e maravilhoso, como pode? <333333

    ReplyDelete
  4. Meu. Senhor. Amado.
    TU NÃO TEM NOÇÃO DO QUE ESSE VÍDEO FEZ COMIGO!!!
    Eu juro que botei a mão na boca, me endireitei na cama e fiquei que nem uma louca dando gritinhos em vários momentos porque QUE PERFEIÇÃO É ESSA, MINHA GENTE.
    Eu não sei o que eu faria se visse pessoalmente, sério, ia pirar. E se alguém me emprestasse livros assim eu não teria coragem nenhuma de sair de casa com eles e tirá-los do habitat protegido que eu ia construir.
    Estou totalmente pasmada aqui.

    (Eu não sei se já cheguei a comentar aqui, mas fato é que teu blog já tá no meu blogroll há um bom tempo, e venho acompanhando ele "na moita" há uns meses, sem me manifestar (não se assuste, haha). Eu NÃO TINHA COMO não comentar nesse post. <3)

    ReplyDelete
  5. Não vc não está sozinha nesse fetiche por livros bonitos, muito menos com o fato de ser muito cuidadosa com seus livros, também faço o tipo de pessoa que tem o maior cuidado do mundo com livros, não entrego-os a qualquer um e sempre tem aquelas regrinhas de não abrir o livro como se estivesse abrindo um jornal, não manusear com a mão sua e blá blá blá, MAS MANA que livros maravilhosos que vc tem, confesso que eu senti um quentinho no coração vendo tanta coisa maravilhosas no vídeo.

    ReplyDelete